terça-feira, 8 de abril de 2008

Unidade, a força da igreja.(Parte 1)

Hoje tive o prazer de iniciar mais uma leitura edificante.O livro é da editora Atos, escrito pelo autor : Gordon Lindsay e chama-se (Unidade, a força da igreja.)
Encorajo a todos(as) construirem como hábito a leitura diária.Vivemos em uma geração rotulada como a ``gerção da informação´´, onde a todo momento temos acesso a todo tipo de informação a qualquer hora do dia e de qualquer parte do mundo.Não podemos ficar inertes a este acontecimento e temos que acompanhar a tendência globalizada.É necessário examinarmos tudo, porém, reter o que é bom!
A leitura é algo que estimula o crescimento intelectual do cidadão e equivale a um amadurecimento espiritual para o cristão.
Ao ler um bom livro, resvista, apostila ou qualquer material que estimule a leitura ,teremos a oportunidade de agregar valores intelectuais e edificantes para nossa vida afim de, alcansar uma vida que agrade a Deus.
Este livro é um exemplo.Tenho a oportunidade de crescer intelectualmente ao conhecer palavras novas e de ser tremendamente edificado pelas experiências em que o autor passou ao lado do Senhor!
Enfim, estimulo mais uma vez a leitura como uma ferramente fundamental na evolução intelectual de uma sociedade que anseia o conhecimento de forma geral e uma ferramenta poderosa para o cristão que tem o desejo de conhecer e agradar mais ao Senhor Deus!

Qual é o preço da unidade? [ 1° capítulo. ]

O autor inicia este primeiro capítulo com um apelo que realmente me chamou atenção.Este apelo é de cunho universal onde existe a necessidade do reconhecimento por parte da a
Igreja, da unidade essencial de seus membros.Que os verdadeiros crentes(filhos de Deus), sem a importancia de se considerar a que grupo, organização ou denominação(sejam eles batistas,adventistas,presbiterianos etc), sejam membros do mesmo Corpo, o Corpo de Cristo.Creio que existe a real possibilidade de haver uma comunhão entre todos os membros do Corpo de Cristo, a despeito de filiações.
Ao passar do tempo tenho sido ministrado pelo Senhor acerca da Unidade da Igreja de Cristo.Existe a necessidade cada vez mais urgente de proclamar a unidade essencial do Corpo de Cristo e os meios biblícos pelos quais a unidade poderá ser mantida.
O Corpo de Cristo é constituido de vários membros que desempenham diversas funções,porém, com um único objetivo:Proclamar o evangelho e exaltar o Nome do Rei dos reis, Jesus!
Temos espaço para muitos empreendimentos no Corpo de Cristo,contudo é fundamental o reconhecimento dos outros ``membros´´ do Corpo de Cristo num verdadeiro espírito cristão.
Podemos ter como exemplo Pedro.Ele tinha um ministério definido junto aos judeus, ao passo em que o apostolado de Paulo se dirigia especificamente aos gentios.Mas,apesar das diferenças de costumes e até mesmo temperamentos então existentes e evidenciados, as lideranças da igreja primitiva se esforçava cosntantemente para que o Corpo da comunhão fosse mantido ileso entre todos os crentes em Jesus.Eles tinham a noção de que o plano de Deus para Sua Igreja era que ela fosse apenas um Corpo, o Corpo de Cristo.
Existe um marco na vida da Igreja que infelizmente evidenciou certos acontecimentos e teve como consequência a gradual separação do Corpo de Cristo.
Na verdade, a separação do Corpo de Cristo passou a existir quando a liderança de Cristo foi abandonada em favor de uma liderança humana.Apróximadamente quatro séculos após o nascimento da igreja, uma Sé papal usurpou a preeminência de Cristo e se transformou em um tribunal superior de apelação.Essa desastrosa mudança na ordem da igreja não foi aceita por todos.Após alguns séculos que se seguiram, a Igreja passou a ser dividida em muitos campos independentes.
A ordem divinamente nomeada dos : Apóstolos,profetas,evangelistas,pastores e mestres que havia sido ordenada categoricamente para o aperfeiçoamento dos santos ... até que todos estejamos reunidos na unidade da fé cedeu às ordenanças humanas.
Durantemuitos séculos, a preciosa unidade da Igreja acabou se perdendo, o que ainda tem acontecido nos dias atuais.
O que me conforta é saber que o tempo está próximo.A restauração acontecerá e em breve Deus restaurará o Seu modelo original de um Corpo único,funcionando com todos os dons que lhe foram designados.(Ef.5.27)
Por outro lado devemos ter a consciência de que o diabo não sussegará com a idéia de que o Corpo de Cristo será restaurado logo.Haverá lutas,adversidades e batalhas a serem travadas afim de retardar esta restauração.Um maior atraso implica em um gravissimo risco,que,de fato,poderá tornar a Igreja vulneravél ao avanço do maligno que procura derrota-la.
Um outro comentário do autor tem me chamado atenção:
``Amargar perseguições ou grandes tribulações; qualquer das duas coisas poderia resultar na reunificação da Igreja,mas seria deploravél que o plano de Deus,para atingir o Seu objetivo,dependesse de que uma calamidade tão medonha se abatesse sobre Seu povo.Podemos ter aquele unidade agora mesmo,se estivermos dispostos a subordinar nossos interesses pessoais aos interesses de toda Igreja.´´

A super Igreja não é a resposta.

A história mostra que quando o poder aparece empossado num determinado centro-Roma por exemplo-ele só se move numa direção: a Igreja apóstata.Como membros do Corpo de Cristo, somos interdependetes uns dos outros, mas dependemos totalmente do Cabeça, que é Cristo.
Neste momento o que mais importa é que nós, membros do Corpo de Cristo, reconheçamos uns aos outros,unamos esforços em mútua cooperação e alcancemos publicamente o mundo com a nossa condição de membros do Corpo de Cristo, sem darmos a importância de que denominação eclesiastica congregamos!
Enfim, pude contemplar que o preço da unidade do Corpo de Cristo custa a subimissão dos meus planos,interesses,projetos,sonhos e desejos próprios pela supremacia dos propósitos do Senhor Jesus em minha vida!

Que neste momento o Espírito Santo de Deus possa edificar a sua vida com esta leitura e ministrar ao seu coração a real importância da unidade na Igreja.

Em Cristo Jesus,

Arthur Abijaude.


2 comentários:

Anônimo disse...

realmente precisamos de UNIDADE tuka!!!

Deus continue te abencoando
Binho

Danilo disse...

Meu Caro.
Seus conhecimentos quanto a história da Igreja é totalmente fora da realidade dos fatos históricos, e nunca ouve apostasia da época medieval.

"Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você."
Santo Agostinho.