quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Unidade, a força da igreja.(Parte 4) - A doutrina de Cristo - Base da comunhão.

Continuando o desfrute dos capitulos deste livro tão edificante,estarei compartilhando um pouco do 4° capitulo:

A doutrina de Cristo - Base da comunhão.

``Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele,não tem a Deus;quem permanece neste ensino,esse tem ao Pai como ao Filho.Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino,não o recebais em casa,nem tampouco o saudeis.´´(IIJo.9-10)

Baseado neste versiculo, o autor começa descrever os demais tópicos.

Doutrina 1- ARREPENDIMENTO DAS OBRAS MORTAS.

Crer no Senhor Jesus sem o arrependimento não é o suficiente.Em Lucas13:3,Cristo disse aos judeus religiosos:``... se não vos arrependerdes,todos de igual modo perecerão.´´
Só através do precioso sangue do Senhor Jesus, seremos purificados das``obras mortas´´,afim de servir ao Deus vivo.
Esta doutrina tráz a minha memória a grande fase vivida por Martinho Lutero em plena Reforma Protestante.A igreja medieval era cheia de obras mortas.Ela intercedia junto aos santos,jejuava,mortificava o corpo,rezava o terço,comprava indulgências,fazia romaria-tudo isso afim de alcansar a salvação.
Porém, todos estes esforços eram inutéis.Sem o arrependimento não há base para comunhão.

Doutrina 2 - FÉ EM DEUS.

Fé,não nas obras mortas,mas em Deus,através de Cristo.A segunda grande verdade proclamada pela Reforma protestante foi esta:``O justo viverá pela fé´´.Cristo nos ensinou que ter fé nEle é ter fé em Deus.

``Ninguém vem ao Pai,se não por mim.´´(Jo.14:6)

Creio que a fé é a doutrina mais importante.A base biblíca para essa afirmação encontra-se no evangelho de João 3:35-36.

``Quem crer no Filho tem a vida eterna;mas aquele que não crê no Filho não verá a vida,mas sobre ele permanece a ira de Deus.´´(Jo.3:35-36)

Doutrina 3 - Os batismos.

A) Batismo pela água.

A doutrina de numero três relata sobre os batismos e não O BATISMO.Infelismente muitas pessoas acreditam apenas no batismo,e não nos batismos.
No evangelho de Marcos 16:16, o Senhor nos ensina que quem crer e for batizado será salvo.
No entanto Pedro também nos explica que o batismo pela água é uma figura ou símbolo de uma obra interna, uma resposta de sua própria consciência.
O batismo é a resposta de uma boa consciência perante Deus.Um simbolo externo de iniciação no Corpo de Cristo.(IPe.3:21)

B) Batismo no Espirito Santo.

Além do batismo citado (imersão sob as águas),existe também o batismo no Espirito Santo de Deus.
Temos como algumas referências que comprovam este fato o livro de Atos1:5 e ainda no mesmo livro de Atos 2:39.

``João batizou em água,mas vós sereis batizados no Espiríto Santo,dentro de poucos dias´´(At.1:5)

Esta foi a experiência vivenciada pelos os 120 que receberam no dia de Pentecostes,e que Pedro disse que ``vos pertece a vós,a vossos filhos e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.(At.2:39).
A finalidade deste batismo por sua vez nos foi ensinada quando o Senhor Jesus disse;

``Mas recebereis poder,ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas,tanto em Jerusalém,como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da Terra´´(At.1:8)

Assim, após seguir obedientemente este processo de salvação, estermos inceridos no Santo Corpo de Cristo.Nós,membros do Corpo do Senhor Jesus estaremos habilitados a prestar serviço através de certos dons Espírituais que nos são concedidos pelo próprio Espírito Santo.São estes os dons:

1.a palavra de sabedoria;
2.a palavra de conhecimento;
3.fé;
4.dons de cura;
5.operação de milagres;
6.discernimento de espíritos;
7.profecia;
8.variedade de linguas.

Doutrina 4 - A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS.

Este ato tem sido praticada pela Igreja há muito tempo,mas quase sempre sem fé e sem unção de Deus.Neste caso,trata-se apenas de uma formalidade,de uma simples cerimônia.

A imposição de mãos era uma doutrina do Velho Testamento.Josué recebeu o espírito da sabedoria através da imposição das mãos de Moisés,ato este que havia sido autorizado pelo Senhor(Nm.27:18,23.)

``Ora,Josué,filho de Num,foi cheio do espírito de sabedoria,porquanto Moisés lhe tinha imposto as mãos.´´(Dt.34:9)

Além da autoridade, a imposição de mãos tem poder (em Cristo Jesus) para curar, para receber o Espírito Santo e para dons ministeriais.

Doutrina 5 - A RESSURREIÇÃO.

A quinta e maravilhosa doutrina é a ressurreição .Esta gloriosa verdade da ressurreiçãode todos os mortos foi confirmada e certificada pela ressurreição do próprio Cristo.(I Co.15:12)

Doutrina 6 - JUIZO ETERNO.

Esta solene verdade é a parte essencial da doutrina do Senhor Jesus.O próprio Senhor nos adverte para a realidade do juízo ou condenação eterna(Mc.3:29).
Existe também uma advertencia a respeito de um fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos(Mt.25:41).Falou do castigo aos maus(Mt.25:46).
A todos aqueles que tentarem substituir esta doutrina ou diminui-la, é um com o mesmo espírito que caracterizava Satanás quando,no Jardim do Éden,disse a primeira mentira ao homem:``certamente não morrerás.´´

Doutrina 7 - PERFEIÇÃO.

Na realidade não interessa até que ponto já chegamos,mas se estamos prosseguindo para o alvo,pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.esta é a doutrina de Cristo, pois Ele próprio foi quem disse:``Sede vós,pois,perfeitos,como é perfeito o vosso Pai celestial.´´(Mt.5:48)
O plano de Deus é que no final Ele terá uma Igreja perfeita.

Aleluia.



Nenhum comentário: